Plant Based Food e Diabetes

Entre as doenças crónicas com maior representatividade entre a população, está o diabetes do tipo 2, cuja prevalência está aumentando em todo o mundo, especialmente em adultos com mais idade.

Neste cenário epidemiológico uma dieta e estilo de vida saudável, especialmente as dietas à base de vegetais que chamamos de “plant based”, são ferramentas eficazes para prevenção e controle do diabetes tipo 2.

As dietas plant based são padrões alimentares que enfatizam legumes, grãos integrais, vegetais, frutas, nozes e sementes biológicos e enfatizam a diminuição do consumo de  todos os produtos de origem animal. Poderá aproximar-se do modelo de dieta Mediterrânica.

Numa revisão sistemática e meta análise, publicada pelo JAMA Intern Med, os pesquisadores sintetizaram de maneira quantitativa as evidências observacionais prospetivas disponíveis sobre a associação entre padrões alimentares baseados em plant based e risco de diabetes tipo 2.

Ao todo, foram 9 estudos, totalizando 307.099 participantes com 23.544 casos de diabetes tipo 2.

Os pesquisadores observaram que a maior adesão a dieta a “plant based” está associada a um menor risco de desenvolver diabetes.

Portanto, o estudo indica que os padrões alimentares que priorizam alimentos de origem vegetal, principalmente quando associados a outros alimentos saudáveis, podem ser benéficos para a prevenção primária do diabetes tipo 2.

QIAN, F.; LIU, G.; HU, F. B.; et al. Association Between Plant-Based Dietary Patterns and Risk of Type 2 DiabetesA Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Intern Med. 2019.

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Tira aqui as tuas dúvidas comigo!