Dicas para evitar a gastrite, refluxo gastroesofágico

Refluxo gastroesofágico surge quando há um funcionamento inadequado do esfíncter esofágico inferior. O sintoma mais comum é a azia(sensação de queimação). O primeiro tratamento a considerar é experimentar evitar substâncias que podem ser desencadeantes, como por exemplo: álcool, excesso de alimentos na mesma refeição, fritos, café, leite, entre outros alimentos ou substâncias ou medicamentos.

Também, a utilização de alguns medicamentos reduzem o ácido gástrico e por esse motivo desencadeia hipocloridria (pouco ácido no estômago).

A azia é a sensação de queimação e o refluxo gastroesofágico é a doença que pode ser vista no exame.

A dor e a queimação são sintomas típicos de gastrite, consequência de uma inflamação nas paredes internas do estômago. 

Muitas vezes Helicobacter pylori pode estar presente na parte inferior do muco protetor do estômago e esta bactéria pode aumentar através da contaminação da água ou de alimentos ou de pessoa para pessoa.

Sintomas comuns – inchaço abdominal, dores abdominais, digestão lenta, queimação, azia e flatulência. 

O estômago não tem dentes, não consegue triturar os alimentos, o ideal é mastigarmos bem para evitar estes sintomas e sinais no nosso corpo. Recomendo mastigar até trinta e duas vezes cada garfada e começar por evitar alguns alimentos que possam estar a causar os sintomas descritos anteriormente. 

Portanto, alguns alimentos aos quais pode ser intolerante e pode estar a causar alguns dos sintomas e sinais descritos anteriormente.

Deixo algumas dicas para quem tem hipocloridria e aplicar no seu dia a dia. 🙏🏻💖✨✨

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Tira aqui as tuas dúvidas comigo!