Nutrir o Cérebro com Gorduras Saudáveis

Quimicamente as gorduras são como um rosário de moléculas de carbono às quais estão ligadas moléculas de hidrogénio. 

As gorduras saturadas têm todas as moléculas de carbono que compõem o rosário, preenchidas com hidrogénio (daí a designação de saturadas). 

As gorduras são insaturadas se não tiverem completamente preenchidas de hidrogénio. As gorduras insaturadas poderão ser mono insaturadas se apenas houver um sítio sem molécula de hidrogénio ou polinsaturadas se existirem vários sítios destes. 

Se, nas gorduras polinsaturadas, um dos carbonos sem molécula de hidrogénio for o 3º ou o 6º então são designadas de ómega-3 ou ómega-6. 

Os ácidos gordos trans são ácidos gordos polinsaturados iguais aos ácidos gordos originais mas que ficaram deformados por efeito do calor. Comportam -se como ácidos gordos saturados porém são prejudiciais a saúde, são mais aterogénicos (aterosclerose). 

A investigação clínica tem demonstrado a existência de uma associação muito forte entre a ingestão diária deste tipo de gordura saturada e o colesterol sanguíneo. Consumos elevados deste tipo de gordura estão relacionados com níveis elevados do mau colesterol (colesterol LDL) e consequentemente com a obstrução das artérias. 

Por outro lado, as pessoas que façam uma ingestão mais acentuada de gordura do tipo polinsaturado apresentam valores mais favoráveis do colesterol LDL (valores mais baixos). Tem-se verificado que as pessoas que dão preferência ao azeite na sua alimentação (gordura do tipo monoinsaturado) têm valores do colesterol HDL mais elevados, bom colesterol que protege da deposição de gordura no interior das artérias. 

As gorduras são um nutriente importante na nossa alimentação diária porque: 

  • São detentoras de alguns tipos de ácidos gordos essenciais necessários a vários processos hormonais e metabólicos, que não conseguimos produzir e cuja única fonte reside na alimentação ou suplementação.
  • São o veículo transportador das vitaminas lipossolúveis, que apenas se dissolvem nas gorduras (as vitaminas A, D, E e K). 
  • São o substrato energético para a manutenção da temperatura corporal.
  • Cerca de 25% a 30% do aporte calórico diário deverá ser proveniente deste nutriente pelo que há que fazer opções saudáveis com base no atual conhecimento da ciência. 

As gorduras saturadas saudáveis são as que encontramos em maior abundância nos produtos de origem animal, como: as carnes de pasto, os laticínios biológicos (queijo de búfala, cabra, manteiga), os óleos de coco, abacate e grainha de uva. 

As gorduras monoinsaturadas já são abundantes nos produtos de origem vegetal como são por exemplo: as oleaginosas e a azeitona. 

A gordura polinsaturada é também uma gordura existente nos produtos de origem vegetal. Existe com abundância nas sementes de girassol, algumas sementes e alguns frutos secos. Encontram -se facilmente no peixe, sendo em maior quantidade nos chamados peixes gordos como: a sardinha, o salmão, a truta e o arenque. (adaptado do site ASAE)

Para saberes mais inscreve-te no meu programa Programa Lifestyle Alimentação Funcional e Consciente através de este link->

https://nutricao-funcional-integrativa.pt/programa-lifestyle/

Seleccione um ponto de entrega

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Tira aqui as tuas dúvidas comigo!