Uma boa alimentação contribui para o equilíbrio do nosso bem estar emocional

Uma boa alimentação contribui para o equilíbrio do nosso bem estar emocional. Os alimentos que ingerimos têm impacto no nosso intestino e consequentemente no nosso cérebro, através da produção de neurotransmissores que chegam ao cérebro pelo nervo vago, a ligação entre o intestino – cérebro. 

Se comermos alimentos inflamatórios desencadeamos uma disbiose intestinal (alteração na microbiota – aumento de bactérias patogénicas em comparação com as boas bactérias), aumentamos a permeabilidade intestinal, vamos gerar citocinas inflamatórias no sistema sanguíneo e neurotoxinas como LPS e glutamato no cérebro, o que pode gerar enxaquecas, alterações de humor, ansiedade ou outros estados de neuro inflamação. 

Se comermos alimentos benéficos, mantermos uma alimentação com baixa Carga Glicémica (mantém uma melhor sensibilidade à insulina durante o dia e o bom humor), evitarmos alimentos alergénicos, consumirmos mais alimentos prebióticos (alimentam as boas bactérias) e probióticos (ricos em boas bactérias), ou seja, alimentos saudáveis vamos alimentar as boas bactérias e manter o intestino saudável. 

Uma boa microbiota promove uma melhor absorção dos micronutrientes, como: vitaminas do complexo B, o aumento de citocinas anti inflamatórias, a produção de neurotransmissores como serotonina (promove felicidade e alegria), gaba (regula sistema nervoso, promove relaxamento), melatonina (para um bom descanso e sono), melhor capacidade de foco, humor e bem estar psicológico.

Principais nutrientes – para combater a ansiedade e a depressão:

1. Triptofano

2. Vitamina B9 – ácido fólico

3. Vitamina B3 – niacina

4. Vitamina B6 – piridoxina

5. Vitamina B12 – cianocobalamina

6. Magnésio

7. Tirosina

8. Colina

9. Vitamina D

10. Zinco

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