Reeducação alimentar não é sofrimento

Podemos aprender a comer em diferentes situações socialmente mantendo um estilo de vida e peso saudável.

Como qualquer coisa na vida, se não tivermos foco e disciplina, fica muito difícil atingir um objetivo. Na alimentação, não é diferente e devemos manter um equilíbrio.

Vantagens de estarmos em equilíbrio: 

• Melhor disposição no dia-a-dia;

• Lidamos melhor com o stresse e buscamos um equilíbrio como um todo;

• Prevenimos doenças e aumentamos a longevidade;

• Dormimos e acordamos bem;

• Bom humor;

• Produtividade – pois com saúde temos mais disposição e foco.

Comer bem e ainda participar de eventos sociais com a família, amigos ou colegas de trabalho pode-se tornar um desafio para manter os bons hábitos.

Uma postura saudável não é fácil, requer  auto-observação, pesquisa de receitas e planeamento das ementas dos restaurantes. Equilibrar a dieta e vida social, administrando o impacto que as mudanças na nossa alimentação podem causar nas pessoas que estão ao nosso redor, só dependerá de nós. 

No entanto, a nossa saúde e bem estar devem estar em primeiro lugar. Não precisamos convencer ninguém de que estamos no caminho certo, o importante é nós estarmos convictos e focados em manter a nossa alimentação, exceto em situações de convívio pontuais.

Não tentes convencer ninguém a mudar a sua alimentação, tentar mudar quem não quer mudar só irá desgastar a relação. Não devemos colocar nos outros uma culpa que é nossa e, sim, assumir uma postura de responsabilidade pelos nossos atos e escolhas para ter mais probabilidade de sucesso.

Se vives com a tua família, conversa com ela e explica-lhe sobre a tua alimentação. Podes pedir ajuda para evitarem de  deixar a mostra ou te oferecerem  alimentos dos quais sentirás muita falta (se estás a mudar agora de hábitos e escolhas alimentares, nos primeiros dias).

Num restaurante com os amigos faz a interpretação do cardápio: sempre haverá uma opção mais adequada.

Não te deixes levar por frases como “tu estás muito bem… Não precisas de dieta… Aproveita, a vida é uma só para ser vivida…”  pensa que realmente vale a pena continuar a tua alimentação. Afinal, a vida é feita de escolhas, portanto sê firme, determinad@ e faz a melhor escolha!

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Tira aqui as tuas dúvidas comigo!