Alergias ou hipersensibilidades tardias?

Serás alérgico ou intolerante a algum alimento? Descobre as diferenças.

Alergias imediatas são aquelas mediadas por IgE. Mais fáceis de diagnosticar, os sinais e sintomas são rápidos e percetíveis. Por exemplo, quando uma pessoa bebe leite e tem manchas vermelhas ou dor de cabeça após seu consumo. Quando os sintomas são graves, a condição é denominada anafilaxia, podendo levar à morte em casos mais raros.

Já as reações tardias, conhecidas como hipersensibilidades tardias, são mediadas por IgG, sistema complemento, células imunológicas e formação de imunocomplexos. Estas geralmente são impercetíveis, podendo ter sintomas dias após seu consumo. Pode-se consumir o alimento alergénico e só ter os sintomas no dia seguinte ou até 3 dias após seu consumo, como, por exemplo, consumir um copo de leite no domingo e ter dores articulares, de cabeça e manchas avermelhadas só na terça-feira.

Se tiveres uma permeabilidade intestinal aumentada podes ter anticorpos a inúmeros alimentos, pois podem passar fragmentos alimentares que acabam por estimular o sistema imune. Por isso, é preciso corrigir a permeabilidade intestinal primeiro, remover parasitas, melhorar a digestão, a acidez gástrica, otimizar a mastigação, o stresse, o sono e modular a microbiota intestinal.

Depois, pode ser interessante fazer os testes de alergias. Contudo, nada substitui a dieta de eliminação e reintrodução onde cada pessoa percebe quais os alimentos que são reativos e inflamatórios individualmente.

No Programa SER SAUDÁVEL – Detox Corpo & Mente tu podes começar a mudar os teus hábitos alimentares e de estilo de vida em 21 dias, com o meu apoio constante durante o processo. Sabe mais aqui -> https://nutricao-funcional-integrativa.pt/workshop-21dias/

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Tira aqui as tuas dúvidas comigo!