Fígado & Tiroide🦋

Trago para vocês um pouco sobre o assunto Fígado & Tireode, precisas saber que a nossa tiroide produz a maior parte de suas hormonas sob a forma inativa, o T4.

A forma ativa e responsável pelo nosso metabolismo, temperatura, fertilidade e tantas outras funções vitais se chama T3.

O que não te contaram é que a maior parte da conversão do T4 em T3 acontece no fígado.

Existe uma relação complexa entre a tiroide e o fígado na saúde e na doença. O fígado desempenha um papel fisiológico essencial na ativação e inativação das hormonas tiroideias, transporte e metabolismo. Por outro lado, as hormonas da tiroide afetam as atividades das células do fígado (hepatócitos) e o metabolismo hepático.

No hipotiroidismo, não tratado, é possível observar o desequilíbrio dos níveis de enzimas hepáticas e de outros marcadores que se relacionam com a função hepática.

Quando me refiro ao tratamento de hipotiroidismo não me refiro apenas a medicalização da doença. Note que é necessária uma ação do fígado para converter o T4 em T3, forma inativa para a forma ativa. Se tomas a hormona T4 e a tua função hepática não está bem continuarás perpetuando o quadro clínico de hipotiroidismo.

Agora entendes o quanto é necessário investir em uma boa alimentação, suplementação e estilo de vida ao tratar a tua tiroide?

O Nosso corpo é um sistema integrado e complexo que precisa ser tratado na sua totalidade.

Tratar a tiroide vai além de olhar só para tiroide.

Para saberes mais sobre este tema, segue-me no canal Youtube e visualiza o vídeo onde falo de fígado e tiroide.

E veja também sobre Toxinas & Tireode.

Conta comigo para te ajudar nessa jornada!