Hipotiroidismo secundário

Hipotiroidismo secundário

O que é Hipotiroidismo secundário?

É quando o principal problema não está na tiroide.

O órgão está funcional, cumprindo o seu papel em produzir seus hormonas (T1, T2, T3, T4 e calcitonina).

O que precisas saber é que a tua tiroide pode estar funcionando de forma adequada e ainda sim teres sintomas de hipotiroidismo.

No Hipotiroidismo secundário todos os níveis hormonais das hormonas tiroideias estão circulando em doses ótimas – no sangue.

O comum é serem solicitados nos exames o TSH, T4 livre e poucas vezes o T3 livre e raríssimas vezes o T3 reverso.

Surge quando há uma resistência periférica à hormona T3, a nível celular. Não há falta de hormona e sim falta de ação a nível celular e/ou intracelular. Outra possibilidade é a baixa conversão de T4 em T3.

Todas as nossas células contam com receptores de T3 (Triidotironina) que é a forma ativa da hormona tiroideia e a falta da ação dessa hormona pode ser sentida em todo o corpo.

Sintomas de Hipotiroidismo: Dislipidemia (alterações de colesterol e triglicéridos), fadiga intensa, extremidades frias, baixa temperatura corporal basal, má perfusão sanguínea, batimentos cardíacos desacelerados, pressão alta, ciclo menstrual irregular, infertilidade, queda de cabelo, Obstipação intestinal, unhas quebradiças, dificuldade em emagrecer, ganho de peso e outros (a lista é mais longa do que você imagina).

O Hipotiroidismo secundário pode ocorrer mesmo com quem já toma medicação para tiroide.

O que fazer?

Como não há falta de hormonas é necessário fazer um tratamento voltado para melhorar os níveis de conversão de T4 em T3 e também melhorar a sensibilidade ao T3 nos receptores celulares. Para isso é necessário mudanças alimentares, modulação intestinal, suplementação e outras mudanças positivas no estilo de vida.

Gostavas de saber mais sobre Tireoide e Figado

Ou sobre Como corrigir o hipotiroidismo subclínico sem tratar a tiroide.