Elementos da Função Tiroidiana

Elementos da Função Tiroidiana

Vamos falar mais sobre os elementos da função tiroidiana e avaliar a quantidade de hormona T4 disponível na corrente sanguínea.

O hipotálamo produz TRH: hormona liberador de tireotrofina, que estimula a hipófise a produzir o TSH, que, por sua vez, estimula a tiroide a trabalhar.

A Tiroide secreta tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3). T4 é um hormona que, juntamente com T3, controla como cada célula do corpo gasta energia, isto é, o processo metabólico.

Quando a tiroide produz muito T3 e T4, nosso metabolismo “acelera”. Quando a tiroide produz pouco T3 e T4, o nosso metabolismo se torna “mais lento”.

A quantidade de T3 e T4 produzida pela tiroide é controlada pela hipófise (glândula cerebral). Se a tiroide está produzindo baixas quantidades de T4 e T3, a hipófise começará a secretar o TSH (hormona estimulante da tiroide). Esse hormona, por sua vez, irá a induzir a tiroide a produzir mais T3 e T4.

Caso a tiroide esteja produzindo T4 e T3 em excesso, a hipófise reduzir a secreção de TSH.

A tiroide produz mais T4 do que o T3, em uma proporção aproximada de 80% para 20%. No entanto, quando o T4 entra na corrente sanguínea e chega em outros órgãos e tecidos, ele é transformado em T3 para dar energia às células.

Dessa forma, o T3 é que é realmente a hormona responsável por controlar nosso metabolismo a partir do T4 circulante.

Quando estão na corrente sanguínea, as hormonas T3 e T4 ficam ligados a uma proteína chamada globulina ligadora de tiroxina, ou TBG – e nesta situação eles não podem ser utilizados por nossos órgãos.

Somente uma pequena parte das hormonas tiroideias está livre na corrente sanguínea para ser utilizado no metabolismo do corpo. Isto quer dizer que apenas o T4 livre pode ser transformado em T3 nos órgãos e tecidos.

O exame de T4 livre irá, portanto, avaliar a quantidade de hormona T4 disponível na corrente sanguínea para ser utilizado pelos nossos órgãos e tecidos. Se houver uma grande quantidade de T4 livre, pode ser um sinal de hipertireoidismo, enquanto o contrário pode indicar hipotiroidismo.

Gostavas de saber mais sobre Diferença Hipotiroidismo e Tiroidite de Hashimoto.