Associação entre doença da tiroide e DC.

Uma revisão sistemática foi realizada para avaliar a associação entre doença da tiroide e DC.

A prevalência de disfunções da tidoide é, provavelmente, maior entre indivíduos com doença celíaca, segundo estes dados. Além disso, a exposição ao tratamento sem glúten pode estar associada a um risco de doença, mas esta associação permanece ainda controversa.

Uma microbiota intestinal saudável mantém cérebro, sistema imune e também a tiroide saudáveis. É muito comum que doenças intestinais (como doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca) ou síndrome do intestino irritável) coexistam com alterações da tiroide como tiroidite de Hashimoto.

Quando a barreira intestinal é permeável permite que antígenos passem mais facilmente para a corrente sanguínea, ativando o sistema imune, o que pode gerar autoimunidade contra a tidroide. Pessoas com alteração da tiroide muitas vezes apresentam também disbiose intestinal.

A composição da microbiota intestinal também influencia a forma como as células responsáveis pela absorção de nutrientes comportam-se. Um intestino pouco saudável absorve menos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento da tiroide, como: Iodo, ferro e cobre importantes na síntese do hormonas tiroideias. O selénio e zinco, também, são necessários para converter T4 em T3 e a vitamina D que contrinui na regulação da resposta imunológica.

Gostavas de saber mais sobre Diferença Hipotiroidismo e Tiroidite de Hashimoto.