Alimentos que Apoiam a Saúde Mental
Alimentos que Apoiam a Saúde Mental.
Ao comer para a saúde mental, devemos perguntar quais limentos apoiam a saúde mental.
Ao se concentrar nos nutrientes específicos e em como eles funcionam para aliviar a depressão e a ansiedade, poderá expandir a variedade de alimentos que pode desfrutar.
Estes são apenas alguns dos alimentos e o que os torna tão bons para apoiar a saúde mental.
-
Gorduras Saudáveis
Como 60% do seu cérebro é feito de gordura e 25% do colesterol total do seu corpo é encontrado no cérebro, faz sentido que abastecer seu cérebro com gordura possa ajudá-lo a funcionar bem e diminuir os sintomas de ansiedade e depressão.
-
Ostras
A ansiedade tem sido frequentemente correlacionada com uma proporção desequilibrada de zinco e cobre no corpo. O zinco é responsável por ajudá-lo a se adaptar ao stresse e à função adequada dos neurotransmissores, portanto, consumir fontes de alimentos ricos em zinco, como ostras, será benéfico no combate à ansiedade.
Outros alimentos ricos em zinco incluem carne bovina alimentada de pasto, legumes, pinhões, sementes de cânhamo e laticínios de animais alimentados de pasto.
-
Chá
Certos chás de ervas são carregados com compostos que ajudam a promover uma sensação de calma, como: rooibos e camomila.
-
Folhas verdes escuras
Espinafre, couve e acelga contêm altos níveis de magnésio, a “pílula de relaxamento da natureza”.
-
Curcuma
Os curcuminóides – compostos antioxidantes anti-inflamatórios encontrados na cúrcuma – na verdade têm uma qualidade neuroprotetora e são poderosos o suficiente para serem usados como tratamento para o transtorno depressivo maior.
-
Couves de Bruxelas
Baixos níveis de ácido fólico estão ligados ao comprometimento do neurotransmissor que pode levar à ansiedade. Alimentos como couve de Bruxelas, brócolos e espargos são ricos em ácido fólico, bem como enxofre e outras vitaminas do complexo B que ajudam a apoiar a metilação – um processo importante envolvido na produção saudável de neurotransmissores.
-
Carnes de órgãos biológicos
O fígado pode ser a última coisa que quer comer, mas não há como negar seu lugar como um superalimento contra a ansiedade e a depressão. Não só contém grandes quantidades de zinco, mas também é carregado com vitaminas do complexo B e colina necessárias para a síntese saudável de neurotransmissores.
-
Ovos
Como as carnes de órgãos, os ovos tendem a ser negligenciados como um superalimento. Também, são ricos em colina e desempenham um papel na saúde ideal dos neurotransmissores.
-
Carne bovina alimentada de pasto
O ferro é necessário porque desempenha um papel no desenvolvimento neurológico e ajuda a transportar oxigénio para nossas células. A fadiga é um sintoma de deficiência de ferro e pode levar a não se sentir bem. A carne de animais alimentados de pasto é uma das maiores fontes de ferro, mas também pode ser encontrada em folhas verdes escuras e castanhas de caju.