Relação entre Hipotiroidismo e Doença de Hashimoto

Relação entre Hipotiroidismo e Doença de Hashimoto.

Relação entre Hipotiroidismo e Doença de Hashimoto, 90% dos casos de HIPOTIROIDISMO é devido à doença de Hashimoto, uma doença autoimune que ataca a tiroide. Demora cerca de 10 anos para ser diagnosticada, muitas vezes por apenas ser pedido o valor de TSH e T4, sem mais informação do equilíbrio da tiroide.

⬇️ESTÁGIO 1️

Predisposição genética 🧬

Os genes e imunorreguladores específicos da tiroide estão presentes. TSH, T4, T3 e anticorpos da tiroide são normais.

⬇️ESTÁGIO 2️

Infiltração de Células Imunes na Glândula🔬

Os anticorpos anti-tiroglobulina e/ou anti-TPO positivos. Alguns não têm anticorpos, mas após um ultrassom ou biópsia, haverá evidências de Hashimoto. Outros terão sintomas como ansiedade, depressão, fadiga, dor e flutuações de peso.

⬇️ESTÁGIO 3️

Hipotiroidismo Subclínico 🆘

TSH pode estar levemente elevada (3-10), mas T3 e T4 livres estarão normais. Os anticorpos da tiroide estão positivos. Nesta fase, a abordagem “esperar para ver” é adotada.

⬇️ESTÁGIO 4️

Hipotiroidismo 💊

Há destruição da glândula e o corpo não consegue mais produzir hormonas suficientes. A TSH sobe, o T4 livre e o T3 livre descem e os anticorpos sobem ou mantêm-se. O diagnóstico é feito e a medicação de reposição hormonal é prescrita.

Nota: Atenção dentro destas existe outras categorias de Hipotiroidismo, partilho o geral e mais comum.

Não há uma cura para a tiroidite de Hashimoto – TH, mas podemos minimizar suas consequências e progressão ou mesmo entrar em remissão eliminando as causas subjacentes:

1️ DIETA: glúten, excesso de sódio, dieta inflamatória, lectinas, caseína, ovo ou outros alimentos que individualmente seja intolerante.

2️ ESTILO DE VIDA: insónia, sedentarismo, stresse, tabagismo, exercício excessivo, álcool, traumas emocionais.

3️ QUÍMICOS: pesticidas, bisfenol-A, mercúrio, poluição, PCBS, PBDE, benzeno, entre outros.

4️ PATÓGENOS: Helicobacter pylori, Candida Albicans, Epstein-Barr, Borrelia Burgdorferi, Yersinia Enterocolitica, citomegalovírus, herpes, parvovírus B-19 e hepatite C.