Modulação Intestinal 6 Rs

Modulação Intestinal 6 Rs

Programa dos 6 Rs é uma abordagem para promoção da saúde por meio da modulação intestinal e baseia-se em um programa de 6 ações, chamado programa dos 6 Rs, este programa é uma versão expandida adaptada do programa 4 Rs elaborado por o Jeffrey bland, cofundador do instituto de medicina funcional IFM. O programa 4 Rs consiste nas seguintes ações ou fases: remover, restabelecer, re inocular e reparar. O programa foi projetado para permitir a avaliação do status da função intestinal, com intervenções direcionadas para terapia nutricional, digestiva, probiótica, prebiótica e antimicrobiana. A aplicação específica do programa depende da natureza e do curso da condição do paciente e deve ser individualizada para máxima eficácia.A ideia de se chegar a um organismo equilibrado e observar em função do tratamento por meio de reavaliações foi estendido no programa 6 Rs com a introdução de mais 2 fases adicionais: reequilibrar e reavaliar. As fases do programa 6 Rs são detalhadas a seguir:

R1 – Remover

Nesta fase, removem-se os alimentos que causam alergia, tais como: os grãos que contêm glúten, farináceos e produtos lácteos. A dieta deve constituir-se de alimentos com baixo potencial energético utilizando produtos à base de vegetais e de frutas, peixes e aves sem exposição de produtos químicos tóxicos e metais pesados como: Mercúrio, também são eliminados. Este primeiro passo deve ainda contemplar uma investigação sobre a presença de parasitas no trato digestivo, que, caso constatada, deve ser eliminada. Embora esta fase chame Remover, uma forma interessante para facilitar a adesão ao programa é dar ênfase à ampla gama de alimentos que podem e devem ser ingeridos à vontade. Com isso a remoção de alguns alimentos da dieta é mais do que compensada pela inclusão de outros alimentos que oferecem a saúde do organismo,tanto em variedade como em quantidade.

Remover Alérgenos, xenobióticos, contaminantes, embalagens, parasitas, supercrescimento bacteriano, fúngico.

R2 – Reparar

Reparar das células do revestimento do epitélio intestinal é fundamental no processo dos 6 erros. No momento é realizado por meio da suplementação que inclui o aminoácido l-glutamina, entre 5 a 10 g por dia, ácido pantoténico, Ómega 3 EPA + DHA entre 1 ou 3 g por dia e aminoácido de glicina de 6 a 10 g por dia.

Reparar Mucosa gastrointestinal

R3 – Recolocar

Esta etapa que visa o restabelecimento da homeostase enzimática e síntese de ECFAS depois de remover as substâncias que podem perturbar a função do sistema biológico, avaliando a insuficiência de enzimas digestivas e ácidos do estômago de qual o melhor teste é se a pessoa digerir corretamente a refeição normal sem queixas de inchaço, formação de gazes ao fluxo. Se isso for um problema, podem-se utilizar enzimas digestivas para serem tomadas pelas refeições. Pode-se ainda introduzir betaína em baixas doses antes das grandes refeições. Além disso, é importante equilibrar a ingestão de prebióticos na dieta.

Recolocar Mastigação, ácido clorídrico, enzimas digestivas

R4 – Reinocular

A fim de melhorar a função imune intestinal e com isso melhorar todo o organismo vem recomenda-se a utilização de uma dose terapêutica de suplemento probiótico contendo de 3 a 5 biliões de organismos vivos. Os probióticos mais bem pesquisados são as cepas específicas de bactérias acidófilas e bífidos, que são habitantes normais de um trato intestinal saudável. Os ambientes devem ser idealmente exigidos como suplemento prebiótico, como inulina, fruto-oligossacáridos, galactanos. Esta fase de reinoculação do programa deve ser feita em doses crescentes ao longo de um período de 2 semanas para permitir a adaptação do trato gastrointestinal, observar os sinais com a dose de probióticos e prebióticos e cuidado a aumentar muito rapidamente a dose pode ocorrer formação excessiva de casos de desconforto.

Reinocular Probióticos, prebióticos, alimentos fermentados

R5 – Reequilibrar

Para alcançar-se o reequilíbrio da saúde do organismo, deve-se prestar atenção aos fatores como o estilo de vida, incluindo a qualidade de sono, a atividade física e exercício físico, controlo do stress e manutenção do Estado mental e de Tranquilidade. Caso estes fatores estejam em desequilíbrio, o sistema gastrointestinal pode ser afetado e a modulação intestinal realizada nas fases anteriores pode ser prejudicada.

Reequilibrar Meditação, gestão do stresse, sono, atividade física

R6 – Reavaliar

A reavaliação das condições de saúde deve ser realizada após a conclusão do primeiro ciclo do programa e repetir periodicamente. Essas realizações contam com informações obtidas da descrição do indivíduo que se submeteu ao programa, bem como auxílio de exames. Este programa pode ser seguido por 12 semanas durante as quais os sinais e sintomas são avaliados semanalmente, portanto, final caso o equilíbrio não seja restabelecido após a reavaliação, pode ser reiniciado seguido pela remoção de novos alimentos e substâncias suspeitas.

Reavaliar Após 30, 60, 90 dias