Embora uma dieta com baixo conteúdo de iodo seja benéfica para a Tiroide, é importante não ficar deficiente deste mineral essencial, pois também pode levar a doenças da Tiroide.

Grávidas ou pessoas que seguem uma dieta Vegan ou vegetariana já correm um risco maior de deficiência de iodo e podem querer fazer uma dieta com baixo consumo de iodo ou simplesmente certificar-se de que estão consumindo alimentos ricos em iodo suficientes para atender às necessidades diárias.

Uma dieta com baixo conteúdo de iodo parece ter benefícios para sua saúde hormonal, especificamente na glândula tiroide.

Ter uma Tiroide saudável é importante, pois essa pequena glândula em forma de borboleta regula a digestão, o peso, a saúde da pele e do cabelo e até mesmo o humor.

A ingestão adequada de iodo pode ajudar a prevenir condições como Hipotiroidismo e bócio. No entanto, a alta ingestão de iodo (que é muito mais comum do que a baixa ingestão) também pode aumentar o risco de doenças da Tiroide.

O consumo excessivo de iodo, seja através de alimentos ricos em iodo ou suplementos de iodo, está associado a doenças da Tiroide. A alta ingestão de iodo está ligada ao Hipotiroidismo, tiroidite de Hashimoto e nódulos da Tiroide.

A suplementação excessiva também tem sido associada a outras doenças da Tiroide, como hipertiroidismo e cancro de Tiroide.

Sintomas

Embora rara, a verdadeira toxicidade do iodo pode ocorrer, na maioria das vezes após a ingestão de altas doses de suplementos de iodo. Outros sinais do excesso de iodo incluem:

  • Náuseas e vomito
  • Diarreias
  • Dor abdominal
  • Confusão mental

A melhor forma de estudar o teu caso é fazermos uma consulta e avaliar individualmente, sempre iniciando por fontes alimentares de boa qualidade nutricional, sem ser sal iodado ou alimentos processados.

Se quiseres saber mais podes encontrar soluções na loja online AQUI que estou a criar para ti ❤️

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.