O intestino é um órgão fundamental para a saúde do nosso organismo, responsável por absorver os nutrientes dos alimentos e eliminar os resíduos através das fezes.

A qualidade do cocó pode ser um indicativo importante do estado de saúde do nosso intestino. E é aí que entra a nutrição funcional, uma abordagem que considera não só os nutrientes dos alimentos, mas também como eles interagem com o nosso corpo e a nossa microbiota intestinal.

Segundo um estudo publicado na revista “Gut Microbes”, a alimentação pode influenciar diretamente a composição da microbiota intestinal, que por sua vez pode afetar a qualidade das fezes e a saúde do intestino. Uma dieta rica em fibras, por exemplo, pode aumentar a diversidade da microbiota e melhorar a consistência das fezes. Já o consumo excessivo de alimentos processados e com alto conteúdo de gordura pode causar disbiose intestinal e prejudicar a eliminação de resíduos.

A nutrição funcional integrativa, por sua vez, busca entender as necessidades individuais de cada pessoa e identificar possíveis desequilíbrios no organismo.

Como nutricionista funcional integrativa, posso avaliar por exemplo, se há algum alimento que esteja causando inflamação no intestino ou se há alguma deficiência de nutrientes que esteja comprometendo a tua saúde intestinal.

De acordo com um artigo publicado na revista “Frontiers in Immunology”, a nutrição funcional pode contribuir para a modulação da resposta imunológica no intestino e prevenir doenças inflamatórias intestinais. Isto porque alguns nutrientes, como os ácidos graxos ómega-3 e a L-glutamina, têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reparar o tecido intestinal.

Além disso, a nutrição funcional também pode ser aliada no tratamento de doenças como a síndrome do intestino irritável, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Um estudo publicado na revista “Nutrition in Clinical Practice” demostrou que a suplementação de probióticos e prebióticos, aliada a uma dieta com baixo conteúdo de FODMAPs, pode reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Para resumir, a nutrição funcional integrativa pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde do intestino e a qualidade do cocó.

Eu , como nutricionista funcional integrativa, posso ajudar a identificar possíveis desequilíbrios no organismo e promover uma alimentação mais saudável e equilibrada, que favoreça a tua microbiota intestinal e a eliminação de resíduos.

Se queres saber mais sobre como a nutrição funcional pode melhorar a saúde do teu intestino, segue-me no Instagram @katia_nutricao_funcional e agenda uma consulta. Cuidar do teu intestino é cuidar da tua saúde como um todo.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.