🦋 A tiroide é uma glândula pequena, mas muito importante, localizada na frente do pescoço. É responsável pela produção de hormonas tiroideias, que regulam o metabolismo do organismo e têm um impacto significativo na saúde emocional.

E por falar em saúde emocional, ela pode ser afetada por uma série de fatores, incluindo o stresse, ansiedade, depressão e traumas. Estes fatores podem, por sua vez, ter um efeito negativo na função da tiroide.

Stress

O stresse, por exemplo, pode aumentar a produção de hormonas do stresse, como o cortisol, que pode interferir na produção e regulação de hormonas tiroideias. Além disso, o stresse crónico pode levar a uma resposta inflamatória no organismo, que também pode afetar negativamente a tiroide.

Ansiedade e depressão

Ansiedade e depressão também podem afetar a tiroide. A ansiedade, por exemplo, pode aumentar a produção de hormonas tiroideias, enquanto a depressão pode diminuir a produção dessas hormonas. Ambos os distúrbios emocionais também podem afetar a absorção de iodo, um nutriente essencial para a produção de hormonas tiroideias.

Traumas

Além disso, traumas emocionais, como abuso, negligência ou perda, também, podem afetar a função da tiroide. Esses traumas podem levar a alterações na produção de hormonas do stresse e a uma resposta inflamatória no organismo, o que pode afetar negativamente a tiroide.

Por isso, é tão importante cuidar da saúde emocional, principalmente quando o assunto é saúde da tiroide.

Uma dieta rica em nutrientes essenciais, como iodo, selénio e zinco, pode ajudar a apoiar a função da tiroide e a saúde emocional. Além disso, hábitos saudáveis como exercícios regulares, sono adequado e aprender a gerir o stresse também podem ter um impacto positivo na saúde emocional e da tiroide.

Se tens interesse em cuidar da sua saúde emocional e da tiroide, eu, dra. Cátia Miranda, nutricionista funcional integrativa posso ajudar-te.

Além das consultas, organizo periodicamente retiros que combinam nutrição, atividade física e práticas de relaxamento para ajudar a promover a saúde emocional e de uma tiroide saudável.

Não percas a oportunidade de te cuidares e descobrires um novo estilo de vida mais saudável!

Clica AQUI para saberes mais sobre a próxima data do retiro e como funciona!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.