Dieta para o Hipotiroidismo

Muitos pacientes fazem um tratamento com levotiroxina sódica (Eutirox, Tirax e outros) e continuam com os mesmos sintomas de cansaço, transito intestinal lento, fraqueza muscular, entre outros. Mesmo aumentado a dose dos medicamentos os sintomas podem, mesmo, piorar ao longo dos anos.

O que fazer nestes casos?

Se a levotiroxina não elimina os seus sintomas, temos que procurar outras formas de melhorar a sua saúde. Isto pode ser possível alterando alguns hábitos de vida:

• Mudar alimentação para melhorar o hipotiroidismo
• Fazer exercício físico para acelerar o metabolismo e otimizar o sistema endócrino
• Melhorar a qualidade do sono
• Evitar o stress 

Atualmente o melhor sistema de alimentação para o hipotiroidismo pode começar com uma dieta paleolítica modificada, que depois é adaptada a cada paciente. A dieta paleolítica é rica em alimentos de alta densidade nutricional (carne, peixe, vegetais, frutas, oleaginosas, sementes) e minimiza a ingestão de alimentos processados, glúten e lacticínios.

Os Hidratos de carbono na dieta para a Tiroide são complexos e de absorção lenta, com baixa carga glicémica de forma a manter os níveis de glicemia mais estáveis.

A dieta para o bom funcionamento da Tiroide tem 3 fases: 1. Eliminar os produtos processados, possíveis alergénicos e estranhos ao organismo; 2. Reintroduzir alimentos verdadeiros, naturais e recuperar o organismo; e 3. Reequilibrar o plano personalizado com variedade alimentar adaptada a cada paciente e recuperar a energia, e bem-estar geral. Pode saber mais deste método aqui

As intolerâncias mais comuns são ao glúten e à lactose, mas muitas vezes nestes casos não é suficiente evitar estes alimentos, também, é necessário evitar alimentos de reação cruzada com o glúten e lacticínios. Por outras palavras, o paciente tem que testar diferentes grupos alimentares e alimentos específicos para descobrir se tem sensibilidades ou intolerâncias até chegar à sua dieta personalizada ideal.

Dieta Personalizada consiste na personalização de macronutrientes e na optimização do metabolismo, como da queima de gordura. Uma das consequências do hipotiroidismo geral é o aumento de peso, mas não é linear para as outras alterações na tiroide. O aumento de peso acontece por várias razões: o metabolismo é mais lento que faz gastar menos calorias; e os altos e baixos emocionais que o hipotiroidismo causa, que terminam na procura de conforto através da comida.

EMAGRECER COM HIPOTIROIDISMO É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL COM A ESTRATÉGICA CERTA

Dieta para a Tiroidite de Hashimoto

A Tiroidite de Hashimoto uma doença autoimune que destrói a Tiroide e é a principal causa de hipotiroidismo. Infelizmente, a medicina convencional não tem um tratamento para esta doença e normalmente é administrado o mesmo tratamento com levotiroxina sódica, que não vai fazer nada para tratar causa real da doença.

Nos últimos anos têm sido feitas diversas pesquisas de grande evidência, que só agora estão começando a ser divulgadas. A dieta para este tipo de casos é baseada nos princípios da nutrição funcional, e tem como objetivo evitar as causas subjacentes da doença nutricionalmente. A administração de levotiroxina sódica pode ser necessária, mas não trata a causa da doença.

A ALIMENTAÇÃO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE. ELIMINAR OS ALIMENTOS PREJUDICIAIS E AUMENTAR O CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA A TIROIDE NÃO É UMA OPÇÃO, MAS SIM UMA NECESSIDADE

Os sintomas do hipotiroidismo estão relacionados com a glândula da Tiroide, mas também podem estar relacionados com intolerâncias alimentares, fadiga adrenal e outros fatores que influenciam as hormonas essenciais ao funcionamento da Tiroide e do metabolismo em geral.
Muitas vezes aceitamos muitas coisas que lemos como a verdade, sem questionar ou verificar os fatos, evidencia cientifica de qualidade com intervenção em humanos, como meta análises e revisões científicas sobre o tema.

Dê a sua opinião sobre esta notícia

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.