Dietas Plant Based: será que podem beneficiar a nossa saúde mental?

Sabe-se que a alimentação tem um papel essencial nas doenças psiquiátricas, cada vez mais identificadas entre a população neste momento atual.

Vários estudos científicos têm demonstrado que a diversidade de bactérias da microbiota intestinal, percorre um caminho “de baixo para cima e de cima para baixo” através do nervo vago, ou seja a saúde do nosso intestino promove a saúde do nosso cérebro.

Uma dieta que promova mecanismos anti-inflamatórios e antioxidantes parece ser a chave para beneficiar as pessoas em relação a um equilíbrio mental e funções cognitivas e neurológicas. Dessa forma, sendo a alimentação a base de vegetais rica em fitoquímicos e nutrientes que atuam como fonte de prebióticos – “alimento das bactérias intestinais”, as “boas” bactérias vão proliferar e aumentar a produção de neurotransmissores como serotonina e GABA.

Os benefícios relacionados à saúde mental parecem estar associados ao padrão de alimentação e a sua complexidade de nutrientes como fibras, gorduras, vitaminas e minerais. Desta forma, devemos variar a nossa alimentação e manter este padrão alimentar ao longo do tempo.

Se os benefícios são do maior consumo de vegetais e diversidade dos mesmos ou da diminuição do consumo de carne? Ainda não há estudos conclusivos. Por isso, cuidar do nosso estilo de vida: nutrição, sono, atividade física, cuidado com a parte espiritual, as emoções e gestão de stresse podem contribuir muito para a nossa saúde como um todo. Nutre o teu corpo e a tua mente!

Medawar, E.; Huhn, S.; Villringer, A.; Witte, A. V. The effects of plant-based diets on the body and the brain: a systematic review. Translational Psychiatry, 9:226, 2019

Dá a tua opinião sobre esta notícia

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.

Seleccione um ponto de entrega

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Tira aqui as tuas dúvidas comigo!