Tiroide e análises clínicas necessárias em nutrição clínica e funcional

QUAIS OS PARÂMETROS NECESSÁRIOS PARA AVALIAR A FUNÇÃO TIROIDEIA?

Será que apenas estão avaliando TSH e T4?

POIS ESTE PODE SER UMA DAS CAUSAS DE ALGUMAS PESSOAS TEREM TSH MESMO MEDICADAS COM T4 NA FORMA DE MEDICAMENTO (EUTTIROX, TIRAX, ETC…) E TER AMBOS NORMAIS E OS SINTOMAS MANTEREM-SE!

Exº Vai ao médico e diz “Dr. sinto-me cansada, deprimida, extremidades frias, baixa libido, dificuldade concentração, memória fraca, sem energia…” e nas análises os valores estão ótimos! Pelo menos aqueles que avaliou. Ou…outras vezes quando o medicamento não esta a ser suficiente indicam aumentar a dose da medicação para ver se T4 sobe!! E os sintomas da tiróide desregulada persistem!

POIS A HORMONA ATIVA É A T3, A T3 LIVRE, SE FOR T3 TOTAL PODE TER MAIS T3 REVERSA (NÃO ATIVA) E MANTER-SE OS SINTOMAS. QUANDO T3 LIVRE ESTA BEM A PESSOA SENTE-SE MUITO MELHOR!
IMPORTANTE AVALIAR A T3L E T3R.

Também, atualmente 2 estudos clínicos segundo Prof Gabriel de Carvalho, já descrevem a existência de outra hormona tiroideia a T2…talvez daqui uns tempos se fale mais dela, por enquanto ainda está mais do lado da investigação.

Necessário uma boa avaliação Médica e do Nutricionista pois as alterações de TSH podem estar relacionadas com Doenças Cardiovasculares -DCV, Artrite Reumatoide -AR, Diabetes – DM, Fibriomialgia… nestes casos o melhor será o médico prescrever umas análises mais completas e relacionar as queixas do paciente com os valores da função tiroideia e outros parâmetros que justifiquem estudar estes casos (quando se justifica).

ALTERAÇÕES DA TSH PODE TER VARIAS CAUSAS COMO PRESENÇA NO ORGANISMO DE METAIS TÓXICOS, XENOBIOTICOS, INFLAMAÇÃO, AUTO ANTICORPOS NO CAUSO DE D. AUTOIMUNE, MEDICAMENTOSA, INSULINO RESISTÊNCIA -IR,. ..

Apesar dos valores laboratoriais indicarem TSH normal até 5! A verdade é que muitos destes valores não têm base científica segura e variam de laboratório para laboratório. Segundo várias pesquisas o valor Máximo considerado saudável é 2, a partir dai já temos que estar atentos e auxiliar a tiróide pela alimentação e evitar contaminação ou fatores externos que possam em cada caso estar influenciar esse aumento.

ESSENCIAL MONITORAR ESTE VALOR TAMBÉM DURANTE A GESTAÇÃO PARA EVITAR PERDAS FETAIS! POIS ALGUNS ESTUDOS ONDE A TSH SOBE ACIMA DE 2,5-5 JÁ SE VERIFICA PERDAS DO BEBÉ…ASSIM COMO TAMBÉM SE VERIFICARAM, NOUTROS ESTUDOS APRESENTADOS PELO PROF GABRIEL DE CARVALHO, ALGUMAS ALTERAÇÕES PSIQUIÁTRICAS NAS CRIANÇAS DE GESTANTES COM DISFUNÇÕES DA TIRÓIDE.

Também o Selénio é um mineral importante avaliar pois as enzimas, deiodinases, responsáveis pela conversão de T4 em T3 são selénio dependentes e as vezes pode haver mais T4 e menos T3 por falta deste micronutriente.

No metabolismo da tiróide participam muitas selenoenzimas!

Alem do Selénio, para conversão de T4 em T3 é importante outros nutrientes (assim como a sua avaliação) como o Zinco, Ferro, Manganes, Vitamina A, Iodo e Glutationa…todos estes são cofatores das deiodinases.

No entanto, apesar de todos estes nutrientes serem essenciais para o metabolismo eficiente da tiróide.

Quando excesso ou défice podem ser prejudiciais, por isso é importante avaliar em vez de começar a tomar suplementos sem ver os valores no sangue e poderem prejudicar mais a função tiroideia. Sendo desaconselhado e perigoso faça-o sempre com acompanhamento médico ou de um nutricionista qualificado.

Na Doença Autoimune, caso da Tiroidite de Hashimoto -TH deve-se avaliar os anticorpos anti tiroideus como: anti peroxidase, anti tiroglobulina, anti trab…que são os mais comuns, mas existem mais anticorpos que poderiam ser estudados, para perceber se o Hipotiroidismo tem uma tiroidite associada. Assim como na TH ou outras doenças Auto imunes é muito interessante avaliar a Vitamina D3 (Vitamina (OH)D3) que na maioria dos casos está deficiente, principalmente nos meses de Outono e Inverno pela baixa exposição solar.
Também, existe um estudo clínico que em cerca de 136 pacientes 6% com tiroidite Hashimoto também tinham D. celíaca. Apesar de ser uma percentagem baixa se houver sintomas e sinais que justifiquem deve-se avaliar essa ligação.

SEJAM SAUDÁVEIS, CUIDEM DO VOSSO METABOLISMO, CUIDEM DA VOSSA TIRÓIDE, INTESTINO E IMUNIDADE.

Dê a sua opinião sobre esta notícia

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.