Tiróide e relação com o seu intestino

TAL COMO HIPÓCRATES DIZIA QUE A NOSSA SAÚDE ESTÁ RELACIONADA COM O NOSSO INTESTINO E ISTO É VERDADE.

A disfunção a nível intestinal causa problemas, entre eles, disfunções na tiróide, como hipotiroidismo, tiroidite de hashimoto, entre outros.

Mas os problemas intestinais e digestivos são pouco abordados e valorizados no sistema nacional de saúde. Por isso, quando apareceu-me os primeiros distúrbios na função tiroideia obtinha sempre as mesmas respostas e soluções de medicamentos sem uma abordagem mais personalizada, até que encontrei a Nutrição Funcional e desde então tudo mudou na minha abordagem alimentar e aprofundo-me nesta área cada vez mais.

ALERGIAS ALIMENTARES E INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES SÃO UM DOS PROBLEMAS MAIS COMUNS RELACIONADOS COM O INTESTINO.

Alergias alimentares tendem a ser reações rápidas que causam erupções cutâneas, inchaço e podem ser perigosas.

Intolerâncias alimentares são menos graves e tendem a causar inflamação de baixo nível que pode causar fadiga, inchaço, “nevoeiro” cerebral, hipotiroidismo entre outros problemas.

“OIÇA O SEU CORPO, ELE DIR-LHE-Á QUANDO NÃO GOSTA DA COMIDA QUE ESTÁ SENDO INGERIDA ATRAVÉS DE SINAIS E SINTOMAS”

Quando chegam ao intestino alimentos que é alérgico ou intolerante desencadeia-se uma reação inflamatória, estimulando o sistema imunológico.

Esta resposta imune-inflamatória nos intestinos também causará uma elevação da hormona do stress  e esta prejudica ainda mais a sua mucosa intestinal.

À medida que seus intestinos são atacados por essa resposta imune-inflamatória, a sua capacidade de decompor e absorver os alimentos fica comprometida, levando a deficiências nutricionais e tóxicas pela formação de “alimentos mal digeridos” (toxicidade).

Também, há uma conexão com as suas hormonas masculinas e femininas, a inflamação causa elevação nos níveis de testosterona nas mulheres (casos avançados disso são conhecidos como SOP – Síndrome do Ovário Poliquistico) e elevações de estrogénio em homens.

Asim verifica-se que um problema a nível intestinal causa:

  • reação inflamatória, imune e potencialmente auto-imune
  • potencial toxicidade
  • elevação do stress
  • potenciais deficiências nutricionais por má absorção
  • desequilíbrio nas hormonas masculinas e femininas

O que acontece com as alergias alimentares e hipotiroidismo?

Alergias alimentares mais comuns são:

  • glúten
  • laticínios
  • soja
  • milho
  • ovos
  • oleaginosas
  • adoçantes artificiais

Quando estes alimentos, individualmente potenciais alérgenos, não forem bem digeridos no trato gastrointestinal, por desencadear mau funcionamento do mesmo, pode comprometer a formação de T4 e conversão de T4 em T3.

Normalmente estas pessoas com hipotiroidismo podem estar a consumir alimentos que as prejudicam e aumentam a sua permeabilidade intestinal.

Além disso, um dos sintomas que é Obstipação (no Hipotiroidismo) indica que a digestão está comprometida e pode haver défice de minerais importantes no controlo da função imune da tiróide como o Selénio e o Zinco.

O nosso intestino pode ser um “mapa” para compreender melhor a saúde da tiróide, assim como outras disfunções neurológicas, cardíacas, hepáticas…que já se estudam cada vez mais.

“TODAS AS DOENÇAS COMEÇAM NO INTESTINO”

Hipócrates

 

Fissano Nat Clin Pract Gastroenterol Hepatol. Setembro de 2005; 2 (9): 416-22.

Clin Rev Allergy Immunol. 16 de novembro de 2012

Dê a sua opinião sobre esta notícia

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.