Meio Ambiente e Toxinas
Poluentes e toxinas presentes no meio ambiente , como metais pesados, pesticidas e outros produtos químicos desreguladores endócrinos, têm sido associados a desequilíbrios do sistema imunológico.
A exposição crónica a poluentes e tóxicos pode levar a uma sobrecarga corporal, aumento da inflamação sistémica e manifestações clínicas de disfunção imunológica.
No mundo moderno estamos expostos diariamente a um número de toxinas prsentes no meio ambiente: inaladas pelo ar que respiramos, absorvidas através da pele, produtos de cuidados pessoais e ingeridas pelos alimentos que foram cultivados com pesticidas.
As pessoas com doenças autoimunes da tiroide, como tiroidite de hashimoto, têm pouca capacidade de eliminar estas toxinas. Por diversas razões: por predisposição genética a uma ineficiência na desintoxicação hepática, deficiências de nutrientes, sistema sobrecarregado com exposição excessiva de toxinas. Em todos estes casos as vias de desintoxicação podem estar comprometidas.
O fígado é o nosso principal órgão de desintoxicação e pode estar comprometido por congestionamento destas toxinas todas às quais estamos expostos diariamente.
A intoxicação hepática é uma das causas que impede o bom funcionamento da tiroide, impedindo a conversão de T4 livre em T3livre (ativo).
Tratar o fígado é uma das etapas importantes para restabelecer o bom funcionamento saudável da tiroide e eliminação de sintomas no caso de tiroidite de hashimoto.
A disfunção hepática pode manifestar-se por vários sintomas digestivos, sensibilidades extremas, mesmo a suplementos e medicamentos, fadiga, acne, entre outros.
Para percebermos o nível do Toxicidade é importante fazermos esta avaliação, antes e depois de uma dieta de eliminação ou protocolo de duas semanas para tratar e fortalecer o fígado.
- Remover alimentos que possam ser potenciais gatilhos
- Adicionar alimentos que apoiem a desintoxicação
- Reduzir a exposição a toxinas
- Melhorar as vias de desintoxicação
Aconselhe-se com o seu nutricionista funcional & integrativo para perceber a causa das suas queixas, antes de auto suplementar.
Se quiseres aprender e aprofundar mais sobre este e outros temas podes fazer parte do nosso Clube Nutrição Funcional & Integral –https://nutricao-funcional-integrativa.pt/clube-lifestyle/
Veja também mais sobre esse tema: Longevidade como viver mais e com qualidade de vida para 2022?
Marcar consulta personalizada individual – contacta-me: Katia.nutricm@gmail.com
Subscrever newsletter
Telemóvel
+351 961 27 53 40
Redes Sociais
Facebook: https: @catiamiranda.nutricionista
Instagram: @dra.catiamiranda_nutricionista