Nutrição & Intestino Saudável

Como ter uma alimentação saudável?

O acesso adequado a alimentos saudáveis, nutritivos ​​e variados são essenciais para obter nutrição, assim como intestino saudável e o corpo por um todo.

Padrões alimentares que incluem alimentos anti-inflamatórios, como frutas e vegetais.

Fornecem nutrientes e antioxidantes naturais que podem contribuir para um sistema imunológico mais forte por meio da redução da inflamação e do stresse oxidativo, por exemplo.

Mas, o acesso confiável a alimentos que realmente são nutritivos e acessíveis pode ser um desafio para a saúde imunológica em populações carentes.

Já que os preços dos alimentos com maior qualidade geralmente são elevados.

Mas, o acesso e o consumo de alimentos variados e saudáveis, ​​também, influenciam a função do microbioma intestinal, um regulador chave do sistema imunológico.

A comunicação entre o microbioma e o sistema imunológico da mucosa intestinal afeta a resposta imune, e a disbiose pode contribuir para uma reatividade imune alterada.

A importância de uma alimentação saudável.

A função do sistema imunológico é otimizada por uma série de fatores, desde uma dieta saudável e um microbioma intestinal equilibrado, até stresse crónico e exposições a substâncias tóxicas, por exemplo.

Barreiras raciais, económicas, sociais e culturais criam desafios de resiliência imunológica em populações carentes, ilustrados pelo impacto desproporcional de doenças crónicas e infecciosas nessas comunidades.

E se tratando de alimentos de qualidade.

Como reduzir pesticidas dos alimentos, por exemplo?

Retirar a casca.

Lavar com água corrente

Nunca secar ao forno (aumenta a concentração).

Deixar de molho por 10 minutos em solução salina (10 g de sal para 1 litro de água).

Após remover a solução salina, fazer a solução ácida com 25 mL de vinagre em 1 litro de água.

Outra opção é o uso de bicarbonato de sódio usando 1g por litro de água.

Outras opções: água ozonizada, permanganato de potássio.

Se quiseres aprender e aprofundar mais sobre este e outros temas podes fazer parte do nosso Clube Nutrição Funcional & Integral

Confira também: Reeducação alimentar não é sofrimento.