Nutrientes envolvidos na saúde da tiroide & consumo de carne

Nutrientes envolvidos na saúde da tiroide & consumo de carne.

Para falar sobre Nutrientes envolvidos na saúde da tiroide & consumo de carne, devo falar antes sobre, a glândula tiroide faz parte do sistema endócrino e é responsável pela rapidez com que o corpo usa energia, produz proteínas e responde a outras hormonas. As hormonas da tiroide afetam com rapidez ou lentidão o funcionamento do cérebro, coração, músculos, fígado e outros órgãos.

Para uma boa função da Tiroide para termos mais energia, sem sintomas e sinais clínicos físicos ou mentais, existem nutrientes e micronutrientes essenciais, como:

Glutationa: cofator das desiodases. Depende de cisteína, glutamina e glicina.

Zinco: ação das desiodases.

Manganês: aumenta a atividades das desiodases.

Retinol: aumenta a síntese de TSH, a captação de iodo pela e a ligação do t3 no receptor TER que está acoplado ao RXR (receptor de ácido retinóico).

Selénio: cofator da glutationa peroxidase reduz o peróxido de hidrogénio impedindo danos à tiroide e a produção de autoanticorpos contra a glândula. Atua na conversão do T4 em T3. Dentro da tiroide temos 8 selenoproteínas.

Ferro: cofator da hemoproteína tireoperoxidase que organifica o iodeto para a produção de T4 e T3, além de ser necessário para a ação do T3 no recetor e a conversão do T4 em T3.

A anemia pode levar ao hipotiroidismo.

O ferro é essencial para o crescimento dos cabelos e, embora seus níveis baixos possam ter relação com problemas de tiroide, muitas pessoas que simplesmente não consomem o suficiente desse nutriente sofrem com a queda capilar.

Os baixos níveis de hormonas tiroideias costuma prejudicar os níveis de ferro, que, impacta na absorção desse nutriente pelo sistema gastrointestinal. Por isso, é tão comum existir a presença de valores muito baixos (mais nas mulheres, por coincidência ou não também é a população que apresenta mais problemas de tiroide) a suplementação de ferro nas pessoas com problemas de tiroide.

Uma das causas do défice de ferro na dieta e baixos níveis de ferritina é o baixo consumo do mesmo na dieta ou pessoas que optaram por dieta vegetariana ou vegan (muitas vezes por falta de informação).

A carne em comparação com os cereais e leguminosas será sempre uma opção mais saudável e nutritiva (rica em Ferro biodisponível, Zinco e outros micronutrientes), além disso se apoiarmos a agricultura biológica estamos apoiar os solos férteis e sustentabilidade do planeta.

Todos nós precisamos trabalhar juntos para criar uma soluções de saúde, pois fazer escolhas mais informadas sobre a nossa nutrição para regenerar a si mesmo, a nossa família e o planeta.

A agricultura regenerativa é talvez a fronteira mais impressionante que reunirá tecnologias antigas e novas para cultivar nossos alimentos de uma maneira que regenera nosso planeta e promove um ecossistema diversificado, próspero e resiliente.

Se quiseres aprender e aprofundar mais sobre este e outros temas podes fazer parte do nosso Clube Nutrição Funcional & Integral