Benefícios da Luz Solar

Benefícios da Luz Solar.

Maximizar nossa exposição à luz solar pode ajudar a compensar os dias mais curtos e a luz menos intensa que recebemos do sol durante os meses de outono e inverno.

Qualquer luz solar extra é boa, mas os raios da manhã podem ser particularmente terapêuticos porque contêm mais luz azul do que em qualquer outra hora do dia.

Esse tipo de luz solar pode redefinir nosso ritmo circadiano e estimular o cérebro a libertar neurotransmissores, incluindo norepinefrina, dopamina e serotonina, que aumentam o estado de alerta e melhoram nosso humor.

O sol da manhã também desencadeia a libertação de glucocorticoides que nos acordam e ajudam a mediar nossa resposta ao stresse.

Aproveita ao máximo levantando-te o mais próximo possível do nascer do sol e caminha por vinte minutos ou mais com exposição solar, sempre que possível.

Manter uma programação regular expõe você à luz em horários consistentes e previsíveis, ajuda a redefinir o teu ritmo circadiano.

Costumas expor-te ao sol pela manhã?

A nossa pele produz vitamina D após a exposição à luz solar, então a produção diminui naturalmente durante os meses de outono e inverno. A vitamina D ativa um gene necessário para a produção de serotonina e estudos demonstram que ela pode reduzir emoções negativas em pessoas com depressão maior e indivíduos com baixos níveis sanguíneos de vitamina D.

Passar mais tempo ao ar livre pode aumentar a produção de vitamina D do próprio corpo.

Também, podemos obter vitamina D dos alimentos. As melhores fontes são peixes gordurosos, como salmão, truta e cavala, e óleos de fígado de peixe. Quantidades menores de vitamina D são encontradas no fígado bovino, gema de ovo e queijo. A vitamina D também pode ser tomada em forma de suplemento e é especialmente importante para pessoas cujos níveis sanguíneos são baixos. Antes de tomar qualquer suplemento, peça recomendações individualizadas ao seu nutricionista ou médico funcional e integrativo.

Se quiseres aprender e aprofundar mais sobre este e outros temas podes fazer parte do nosso Clube Nutrição Funcional & Integral