Detox Hepático

DETOX HEPÁTICO.

O detox hepático é utilizado quando percebermos um nível do toxicidade muito alto, a disfunção hepática pode manifestar-se por vários sintomas digestivos.

No mundo moderno estamos expostos diariamente a um número de toxinas: inaladas pelo ar que respiramos, absorvidas através da pele, produtos de cuidados pessoais e ingeridas pelos alimentos que foram cultivados com pesticidas. As pessoas com doenças autoimunes da tiroide, como tiroidite de hashimoto, têm pouca capacidade de eliminar estas toxinas. Por diversas razões: por predisposição genética a uma ineficiência na desintoxicação hepática, deficiências de nutrientes, sistema sobrecarregado com exposição excessiva de toxinas. Em todos estes casos as vias de desintoxicação podem estar comprometidas. O fígado é o nosso principal órgão de desintoxicação e pode estar comprometido por congestionamento destas toxinas todas às quais estamos expostos diariamente. A intoxicação hepática é uma das causas que impede o bom funcionamento da tiroide, impedindo a conversão de T4 livre em T3livre (ativo). Tratar o fígado é uma das etapas importantes para restabelecer o bom funcionamento saudável da tiroide e eliminação de sintomas no caso de tiroidite de hashimoto. A disfunção hepática pode manifestar-se por vários sintomas digestivos, sensibilidades extremas, mesmo a suplementos e medicamentos, fadiga, acne, entre outros. Para percebermos o nível do Toxicidade é importante fazermos esta avaliação, antes e depois de uma dieta de eliminação ou protocolo de duas semanas para tratar e fortalecer o fígado.

Os poluentes do ar, metais tóxicos, pesticidas, aditivos alimentares, plásticos, medicamentos, produtos químicos e até mesmo metabolitos bacterianos são considerados toxinas que podem aumentar a produção de espécies reativas de oxigénio no organismo, levando à destruição celular. As Toxinas estão presentes em peixes (principalmente nos de vida mais longa e predadores), pesticidas, na água, no ar, em alimentos contaminados por micotoxinas, em solventes utilizados no café descafeinado, em garrafas e copos plásticos, em panelas de alumínio e teflon, maquilhagens, gorduras de origem animal, embalagens, inseticidas, pesticidas, antibióticos, aminas heterocíclicas aromáticas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos resultantes do queimado ou grelhados, amálgamas dentárias, tabaco, álcool, tintas cerâmicas, alimentos enlatados, medicamentos, entre outros são fontes de contaminação. Também, podem ser encontradas em: carne de frango, pasto, porco, peixe, peru, ovos, proteína de arroz, proteína de girassol, proteína de linhaça, aminoácidos essenciais, whey protein isolado. O ideal é rotacionar as carnes. Ingestão de muita água durante 30 a 45 dias (2,5 vidas do IgG).

Toxinas e poluentes a que estamos expostos afetam os sistemas de biotransformação e eliminação na matriz da nutrição funcional

Estes contaminantes levam à: inibição de enzimas, alterações no DNA, disbiose, aumento da  permeabilidade intestinal, aumento de citocinas inflamatórias, acúmulo de proteínas tau e beta-amiloides, alterações na tiroide, disfunção endotelial, agem como disruptores endócrinos, possuem ação mimética a estrogénios, induzem a mutação do DNA, podem desenvolver cancro, causar disfunção mitocondrial e stresse de retículo endoplasmático, impedindo o emagrecimento e promovendo a sarcopenia e inibem a metilação do DNA., desacoplam a fosforilação.

Processo de desintoxicação: ocorre em todas as células, principalmente fígado, rins e intestino.

Origem Externa – + de 4 milhões de produtos diferentes! – 3000 = alto risco

Poluentes do ar

Metais Tóxicos

Pesticidas

Aditivos Alimentares

Migrantes de embalagens (Exemplo: plásticos)

Medicamentos

Produtos químicos usados em casa

Campos Eletromagnéticos

 

Origem Interna

Medicamentos biotransformados

Ácidos Biliares Secundários

Pensamentos: Hormonas/Neurotransmissores (viciadas em emoções tóxicas ou que veem muitos filmes de tragédia, pensamentos negativos…

Produtos da Disbiose: aminas bioativas, amónia, enzimas pro carcinogénicas, fragmentos corporais…

Água: mais suscetível alimento humano

Contém resíduos de pesticidas

Arsénico, amianto, cádmio, chumbo, mercúrio

Nitratos, nitritos e outros compostos N-nitrosos

Tricloroetileno e hidrocarbonetos halogenados

“A melhor maneira de desintoxicar é parar de absorver coisas tóxicas e permitir que o organismo use os seus próprios mecanismos de defesa.”

Dr Andrew Weil