Renovar a Energia

Renovar a Energia

A nossa Saúde depende muito das Mitocôndrias. Devemos otimizar a função mitocondrial, prevenir a disfunção e renovar a energia. Devemos obter todos os nutrientes necessários para a nutrição adequada das mitocôndrias, para que elas não se danifiquem e continuem produzindo energia de uma forma otimizada, e assim possamos manter nossa saúde.

Cada célula do nosso Corpo (exceto os glóbulos vermelhos) contém mitocôndrias.

Como as Mitocôndrias produzem Energia, as mitocôndrias possuem no seu interior cristas, por onde são transportados os eletrões, que resultam do metabolismo final das gorduras e dos hidratos de carbono. Este processo, também, produz radicais livres, como as espécies reativas de oxigénio (ROS), que podem lesar as células e nosso DNA.

A velocidade com que nosso corpo envelhece, depende do modo como as mitocôndrias trabalham, e do quanto os danos causados pelos radicais livres podem ser neutralizados com uma alimentação adequada ou com uma suplementação de antioxidantes, como as vitaminas, sais minerais e nutracêuticos. Se a produção de radicais livres é muito grande (stresse oxidativo), este excesso então passa a ser patogénico.

Disfunção Mitocondrial

A disfunção mitocondrial é definida como a incapacidade da mitocôndria em gerar e sustentar os níveis de ATP através da fosforilação oxidativa, em resposta a demandas energéticas. Há evidências de que a disfunção mitocondrial está associada com diversas doenças não transmissíveis como, por exemplo: sarcopenia, Alzheimer, esteatose hepática, inflamação crónica e diabetes tipo 2.

A disfunção mitocondrial implica em alterações renais, cognitivas, cardíacas, oculares, auditivas, musculares, hepáticas, pancreáticas, reprodutivas e da medula óssea. Metais tóxicos, plastificantes, falta de nutrientes de cofatores mitocondriais, hipotiroidismo, falta de estradiol, stresse, insónia, sedentarismo, excesso calórico, disbiose e hiperpermeabilidade intestinal, agrotóxicos e falta de antioxidantes na alimentação podem levar ao aumento da produção de radicais livres que danificam as mitocôndrias.

O cádmio e citocinas pró-inflamatórias provocam danos nos hepatócitos, desfiguração do retículo endoplasmático rugoso, necrose celular e dano mitocondrial, por exemplo. Outro fator é a insuficiência da síntese do hemo. Antes de faltar hemo para a síntese de hemoglobina, já pode estar faltando para a síntese do citocromo a mitocondrial, levando ao aumento da produção de radicais livres e dano mitocondrial. Para síntese do hemo precisamos de: ferro, biotina, cobre, B2, B5, B6, B12, ácido lipóico, vitaminas A, C, zinco, magnésio, manganês, selénio.

Mitohormese

É o processo onde as espécies reativas do oxigénio (ROS) produzidas pelas mitocôndria em uma baixa concentração que atuam como moléculas da sinalização para iniciar uma cascata dos eventos celulares que protegem dos efeitos prejudiciais. Um pequeno stresse leva à adaptação mitocondrial, promovendo a ativação de genes relacionados à expressão de enzimas antioxidantes, flexibilidade metabólica e biogénese mitocondrial.

Através de um pequeno stresse gerado no organismo é induzida uma adaptação mitocondrial que acarreta biogénese mitocondrial, aumentando a capacidade de produção energética. Isto pode ser feito através do consumo de fitoquímicos como: o resveratrol presente nas frutas roxas e vermelhas; no hidroxitirosol das azeitonas e azeite de oliva; no sulforafano dos brócolos; no ácido ferrúlico do farelo de arroz e feijão branco; no ácido carnosóico da sálvia e alecrim; na quercetina da cebola roxa e da maçã; na curcumina da curcuma; seja através da restrição calórica intermitente ou através do exercício físico.

Sinais e sintomas relacionados à disfunção mitocondrial: fadiga (o dia todo), dor muscular, alterações cognitivas, perda auditiva, renite pigmentosa, neuropatia ótica, cãibras, fibromialgia, intolerância a exercícios, hipoglicemia, atrofia muscular, perda de proteínas e minerais na urina, lesão renal, resistência a insulina, diabetes, digestão prejudicada, infertilidade, anemia, plaquetopenia, leucopenia, arritmia, taquicardia, dificuldade em perder peso, esteatose hepática e envelhecimento precoce.

Dica: TGO maior que TGP pode ser sinal de disfunção mitocondrial.

Passos para saúde mitocondrial

  1. Avaliar
  2. Desintoxicar
  3. Nutrir
  1. AVALIAR

Avaliação clínica das exposições tóxicas

  1. Tipos de panelas e utensílios de cozinha: Aço inoxidável / vidro / cerâmica atóxica
  2. Uso excessivo de plásticos: Garrafas de água, potes para armazenamento de alimentos, copos para chá –café
  3. Uso excessivo de cosméticos / perfumes / antitranspirantes
  4. Obturações de amálgama de mercúrio
  5. Uso de anticoncecional oral

Avaliação bioquímica de quadro tóxico crónico

  1. Metais Tóxicos (sangue e urina): Alumínio, Cádmio, Mercúrio, Chumbo, Arsénico, Níquel, Cobre
  2. Gama GT, Proteína C Reativa, Ácido Úrico, Leucócitos totais, Plaquetas;
  3. Avaliação do nível ótimo dos nutrientes: Selénio; Magnésio, Cobre (soro / plasma); Manganês (sangue total); Ferritina; Zinco (plasma); Ácido Ascórbico (plasma), Retinol;
  1. DESINTOXICAR

  1. Dieta: consumo de água pelo menos 35ml/kg; Alimentos orgânicos; Alta ingestão de frutas e verduras; Ervas e temperos frescos ou secos; Sementes e oleaginosas demolhadas de 24-48h; Leguminosas – germinadas; Sucos verdes diariamente.
  2. Suplementos alimentares – clorela, spirulina e outros
  3. Chás
  4. Fitoterápicos
  5. Homeopatia – Chumbo metálico C30; Cádmio metálico C30, Alumínio metálico C30 – 20ml – 7gts, sublingual, ao deitar.
  6. Frequências – Hepatodetox – 1 frasco, Renaldetox – 1 frasco, Linfodetox – 1 frasco, Quellanthus – 1 frasco – 10gts sublinguais de cada (reter 30 segundos), 3x/dia (Brisium tb pode ser usado)
  7. Outros: Saunas de infravermelhos
  1. NUTRIR

Como “ressuscitar” mitocôndrias

Suplementos

Acetil L carnitina, PQQ, extrato de alcachofra, silimarina, extrato de uva, extrato de oliveira, berberina, curcumina, extrato de chá verde, Coenzima Q10, magnésio, manganês, creatina, ómega 3, Glutationa / NAC, melatonina, nutrientes para síntese do hemo (ferro bisglicinato, biotina, complexo B, zinco, selenometionina, ácido lipoico, vitaminas A, C, cobre, enxofre entre outros conforme exames sanguíneos).

Alimentos 

Brotos de brócolos, brócolos, couves, farelo de arroz, feijão branco, linhaça, curcuma, azeitona preta, azeite de oliva extra virgem, agrião, alcachofra, morango, açaí, uvas, mirtilo, sálvia, alecrim, sardinha, castanha do pará.

Outros: otimizar a síntese de T3 e glutationa, manter níveis ótimos de estradiol, consumir fibras, realizar técnicas antistresse, praticar a higiene do sono, fazer exercício físico e restrição calórica intermitente (jejum intermitente).

Podem saber mais informações aqui Instagram