Sono & Prevenção Doenças Crónicas

O sono se fosse um nutriente, eu diria que o descanso é o mais completo de todos. O sono está envolvido em todos os fenómenos fisiológicos do teu corpo. Tanto que a ausência desse período restaurativo está associada a um risco aumentado de doenças como: Enfarto e AVC, Diabetes, Ansiedade, Alzheimer, Depressão e Cancro. 

O sono dos 5 Pilares de Saúde e da Nutrição Funcional – Sono, Nutrição e Hidratação, Atividade física, Relacionamentos e Gestão do Stresse.

Estes Pilares da Saúde são a base para a nossa saúde e bem estar. Antes de pensarmos em suplementar ou cuidar do nosso intestino ou praticar estratégicas de jejum ou cetose é importante cuidar destes pilares da saúde.

Tal como, a Pirâmide de Maslow, também o Sono e o Repouso estão dentro das necessidades básicas e fisiológicas do Ser humano. Muitas vezes andamos com esta pirâmide “invertida”.

Durante o sono, nós regeneramos e desintoxicamos as nossas células. Uma boa noite de sono reduz a nossa inflamação, equilibra as nossas hormonas, melhora o humor, controla o apetite, diminui a ansiedade e promove um verdadeiro “detox”.

Quanto menos dormimos, mais stressados e menos resilientes ficamos, alimentamos a fome irracional (hedônica), dando preferência à alimentos de alta palatabilidade, ricos em açúcares e hidratos de carbono refinados, temos menos energia para nos exercitar, perdemos músculos, ganhamos gordura, ficamos mais resistentes à insulina, com maior propensão ao futuro diabetes, acumulamos mais toxinas, aumentamos nosso risco de contrair doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e cancro. 

Por isso, o sono é considerado um pilar da saúde.

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