A depressão sazonal

A depressão sazonal.

A depressão sazonal ás vezes, é chamado de SAD ou depressão de inverno porque os sintomas aparecem durante o outono e o inverno e desaparecem na primavera e no verão.

Sintomas.

As pessoas muitas vezes experimentam perda de energia, dormir demais, comer demais, ganho de peso, desejos por hidratos de carbono, tristeza e isolamento social.

Para algumas pessoas, os sintomas são leves. Para outros, a depressão sazonal interrompe significativamente suas atividades diárias e pode estar associada ao abuso de substâncias, problemas no trabalho ou na escola e pensamentos ou comportamentos suicidas.

Causa.

A causa  é desconhecida, mas os fatores ambientais provavelmente desempenham um papel importante. À medida que o verão passa para o outono, os dias ficam mais curtos, as noites mais longas e a luz do sol menos intensa. Essas mudanças em nosso ambiente podem interromper nosso ritmo circadiano e reduzir a produção cerebral de serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do humor, apetite, energia, sono, memória, aprendizagem e desejo sexual. Estudos demonstram que pessoas com depressão sazonal experimentam interrupções no ritmo circadiano e nos níveis de serotonina.

É possível redefinir o relógio interno, aumentar os níveis de serotonina e reverter a depressão sazonal sem medicamentos prescritos.

Aqui estão sete formas de começar:

  1. Pessoas com depressão sazonal também podem se beneficiar do uso de uma caixa de luz.
  2. O tratamento padrão de 10.000 lux por trinta minutos diários demonstrou melhorar significativamente os sintomas em duas semanas.
  3. Um estudo usando luz menos intensa por períodos mais longos obteve resultados ainda mais rápidos.
  4. Pessoas expostas a 2.500 lux por três horas ao amanhecer e três horas ao entardecer tiveram melhora significativa nos primeiros três a sete dias de tratamento.
  5. Os efeitos colaterais mais comuns da terapia de luz incluem dores de cabeça, náuseas e nervosismo. Esses sintomas geralmente são leves e tendem a melhorar com o uso contínuo.
  6. Indivíduos com depressão sazonal devem usar caixas de luz com luz de espetro completo que contém todos os azuis, verdes e roxos que faltam nas lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

Para evitar fadiga ocular e dores de cabeça, posicione as caixas de luz de cinco a três metros de distância em sua visão periférica e evite olhar diretamente para a luz.

Se quiseres aprender e aprofundar mais sobre este e outros temas podes fazer parte do nosso Clube Nutrição Funcional & Integral