Estilo de vida não é só para os nossos filhos é para toda a família

Este é um tema que amo de paixão, pois nasci numa aldeia e época em que a minha infância os doces estavam sempre presentes em festejos do ano, lanches das escolas, festas de amigos e ainda eram a recompensa quando fazia “algo bem feito”. A verdade é que mais tarde tem as suas consequências. Hoje, temos mais conhecimentos,  estamos a tempo de mudar e contribuir para que as futuras gerações sejam mais saudáveis.

Nós pais somos um exemplo na alimentação para os nossos filhos. Quando recebo mães e pais na consulta que descrevem comer doces, alimentos processados e não comem vegetais que têm dificuldade na introdução dos alimentos saudáveis nos seus filhos…eu reforço a necessidade de mudar hábitos e estilo de vida da família, eles serão o exemplo futuro dos pais.

Assim como, os pais que dizem não conseguir deixar de ter as bolachas açucaradas em casa (que acabam por comer eles mesmos) que são para as crianças pontualmente. Pergunto: porquê as crianças têm que ter momentos felizes e combinar com doces e alimentos processados e cheios de açúcares ou outros aditivos que provocam alterações fisiológicas e cognitivas? Porque festejar prejudicando a saúde desta nova geração?

Devem deixar de comer doces? Claro que não! Temos sempre momentos de festejar e comer uma sobremesa e hoje sabemos que podemos fazê-lo com alimentos de verdade e ter o mesmo sabor…melhor pois dá-mos nutrientes ao nosso corpo.

Julgar o porquê os pais fazem isto não é simples, pois, na presença de compulsão esta deve ser vista e ser tratada. Contudo,  a falta de planeamento, a preguiça, o estabelecimento das prioridades erradas, a desculpa da falta de tempo, o descuido consigo mesmos… tudo isto pode ser transformado. A alimentação tem que ser uma das prioridades na vossa casa. Posso partilhar que é na comida (além dos livros e formação) que é onde invisto mais. Sê o exemplo para quem amas! Qual é a tua prioridade de saúde?💖

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Tira aqui as tuas dúvidas comigo!