Obstipação? Experimenta estas dicas

Obstipação intestinal, popularmente denominada prisão de ventre, é uma condição caracterizada por defecações pouco frequentes ou dificuldade no transito intestinal. As fezes apresentam-se geralmente duras e secas. Entre outros sintomas pode sentir dores abdominais, sensação de ventre inchado e uma sensação semelhante a não ter evacuado por completo. As complicações mais comuns das obstipações são: hemorroidas, fissuras anais ou acumulação de fezes no intestino grosso. A frequência normal de evacuações em adultos é entre uma a três vezes por dia. Os bebés geralmente realizam três a quatro evacuações por dia e as crianças duas a três.

A obstipação tem várias causas: 

• Transito lento das fezes no cólon

• Síndrome do intestino irritável 

• Possíveis doenças subjacentes como: hipotiroidismo, diabetes, doença de Parkinson, doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca, cancro do cólon, diverticulite e doença inflamatória intestinal

• Medicamentos 

• Má alimentação

• Falta de fibras

• Falta de hidratação

Sugestões e Dicas para solucionar:

1. Boa Hidratação (35ml/kg de peso)

2. Boa Ingestão de fibras 

3. Boa Digestão de proteínas (manter estômago ácido)

4. Boa Microbiota 

5. Alérgenios alimentares ausentes

6. Disciplina: horário / local

7. Posição correta (usar um banco para elevar as pertas)

Se após aplicar estas dicas continuar com obstipação consulte o seu Nutricionista para ajudar a perceber as causas e resolver este desafio.

No Clube LifeStyle – Nutrição Funcional & Consciente podes tirar todas as dúvidas comigo, aprender muito mais temas como estes baseados em evidências, ter dicas e sugestões para manteres uma saúde ótima.

Queres saber mais? Inscreve-te no Clube LifeStyle – Nutrição Funcional & Consciente AQUI –  https://nutricao-funcional-integrativa.pt/clube/?fbclid=IwAR2LbQloc7o0UhBPWxTA3yZ4SU6XT01r4HB81i91dNpNU__gP2a-8qD50GQ

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Tira aqui as tuas dúvidas comigo!