A tiroide, uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, é o epicentro de inúmeros processos metabólicos no nosso corpo. A sua influência estende-se muito além do controle do nosso peso: afeta diretamente a saúde da nossa pele, cabelo e unhas, tornando-se assim, um elemento crucial na estética e bem-estar. Vamos mergulhar na complexa relação entre a beleza e tiroide.

1. Beleza e Tiroide: Pele

  • Hipotiroidismo: Esta condição é marcada pela baixa produção de hormonas tiroideias. Consequentemente, o metabolismo desacelera, causando um espessamento da camada exterior da pele. Resulta em pele seca, áspera e, por vezes, amarelada. Além disso, a má circulação e a retenção de líquidos podem manifestar-se, provocando edemas, especialmente na face.
  • Hipertiroidismo: Aqui, a tiroide está em superprodução. Isto acelera o metabolismo, levando a um aumento do fluxo sanguíneo. A pele torna-se quente, húmida e aumenta a transpiração. A vascularização aumentada pode causar um rubor facial notório.

2. Beleza e Tiroide: Cabelo

O cabelo tem ciclos de crescimento, repouso e queda. As hormonas tiroideias são fundamentais para este equilíbrio. O hipotiroidismo pode resultar em queda de cabelo difusa, e até mesmo as sobrancelhas podem ficar mais finas. No hipertiroidismo pode fazer com que o cabelo se torne mais fino, frágil e quebradiço.

3. Beleza e Tiroide: Unhas

As alterações hormonais devido a disfunções tiroideias podem afetar as unhas, tornando-as frágeis, quebradiças ou com sulcos verticais. Nas unhas podemos encontrar défices de zinco, ferro e outros minerais. Em casos de hipotiroidismo, as unhas podem crescer lentamente e apresentar uma coloração amarelada.

Recomendações Nutricionais para uma Tiroide Saudável

  1. Iodo: Fundamental para a síntese das hormonas tiroideias. Fontes incluem peixe, marisco, algas e sal marinho.
  2. Selénio: fundamental na conversão de T4 em T3, uma forma mais ativa da hormona Tiroideia. Alimentos ricos em selénio incluem castanha-do-brasil, atum, salmão e carne de aves.
  3. Zinco: Este mineral é vital para a produção e conversão das hormonas tiroideias. Boas fontes são carne, frutos do mar e leguminosas.

Conclusão

O equilíbrio da tiroide é uma dança delicada que afeta todas as células do nosso corpo, incluindo aquelas que definem a nossa aparência exterior. Para garantir uma pele radiante, cabelos volumosos e unhas fortes, é imperativo cuidar da saúde tiroideia. Recomenda-se uma abordagem integrativa, aliando uma dieta equilibrada à monitorização médica regular.

Se suspeitar de qualquer problema relacionado com a tiroide, ou tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

https://linktr.ee/catiamiranda

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.